A Arquidiocese

NOTA HISTÓRICA

A Diocese de Mariana, criada em 6 de dezembro 1745, pela Bula Candor Lucis Aeternae do Papa Bento XIV, foi solenemente instalada na histórica data de 17 de dezembro de 1748, com a posse canônica de seu Primeiro Bispo Dom Frei Manoel da Cruz, cisterciense da família de São Bernardo. Mariana se tornou, dentro do contexto brasileiro, a sexta diocese (criada juntamente com São Paulo), depois do bispado da Bahia (1555), Rio de Janeiro (1676), Olinda (1676), Maranhão (1677) e Pará (1719). Antes da data inaugural de nossa diocese, a Província das Minas Gerais “in spiritualibus” dava obediência aos Bispos do Rio de Janeiro.

Umas quarenta paróquias aproximadamente foram aqui instituídas pelo Ordinário Do Rio de Janeiro, no período de 1702 a 1721. Entre estas primeiras, um total de vinte e três ainda pertencem à atual Arquidiocese: Carmo (Mariana), São Sebastião (Bandeirantes), São Caetano (Monsenhor Horta), Sumidouro (Padre Viegas), Furquim, Pilar de Ouro Preto, Catas Altas (do Mato Dentro), Cachoeira do Campo, Guarapiranga (Piranga), Ouro Branco, Antônio Dias de Ouro Preto, Santa Bárbara, São Bartolomeu, Inficionado (Santa Rita Durão), Camargos, Antônio Pereira, Casa Branca (Glaura), Congonhas, Itabira do Campo (Itabirito), Itaverava, Itatiaya, Borda do Campolide (Barbacena) e Carijós (Conselheiro Lafaiete).

Depois de cento e sessenta anos, nossa Diocese, foi elevada à categoria de Arquidiocese, juntamente com o bispado de Belém do Pará, por um mesmo documento pontifício “Sempiternam Humani Generis”, de São Pio X, em 1º de maio de 1906.

O território coberto pela diocese primaz de Minas, que compreendia a região mineira então habitada (centro e sudeste), aproximadamente um quinto do Estado, hoje repartido entre sete províncias eclesiásticas,se subdividiu numa radiosa constelação de bispados, como, Diamantina, Pouso Alegre, Campanha, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Caratinga, Aterrado (Luz), Leopoldina, São João del Rei e Itabira-Fabriciano. A sua Catedral tornou-se assim a mãe dadivosa de tantas outras Catedrais.

De Mariana, irradiou-se para todos os horizontes mineiros o facho sagrado do Evangelho que civilizou, educou e engrandeceu a gente mineira. Em Mariana, se ergueram sólidos os umbrais da Religião Católica para os montanheses. Assumindo a sua história, nossa Arquidiocese quer guardar ciosamente o precioso legado que recebeu de seus ancestrais na fé.

CÚRIA METROPOLITANA (Cân. 464-494)

Vigário Geral: Mons. Celso Murilo Sousa Reis

Chanceler: Pe. Enzo dos Santos